quinta-feira, 4 de novembro de 2010

1º Post!

Opa!
Recebi meu contrato e carta de embarque hoje!
Acho que já posso dizer que sou um tripulante da Costa Crociere.
Para começar o blog, vou contar resumidamente todo o processo até aqui:

Um belo dia chego em casa, e meu pai comenta comigo sobre uma empresa que ia ficar 03 dias aqui em Floripa, selecionando pessoas pra trabalhar em navios de cruzeiro.
Até então, NUNCA tinha me passado pela cabeça trabalhar a bordo de um navio.. ficamos conversando sobre o assunto.. a idéia foi amadurecendo e eu fui pesquisar sobre.

Não deu outra, algumas semanas depois, segunda-feira, 08:00h da manhã, lá estava eu fazendo a entrevista, em dupla, com o Marcelo da Infinity Brazil.

Acontece que, eu fiz a burrada de ir trocar uma idéia com a minha respectiva dupla..
O cara trabalhava a 11 anos em hotéis, tinha um inglês perfeito, super confiante e tranquilo.
Nessa hora, pensei comigo: "..não tenho experiência NENHUMA, meu inglês é uma bosta.. tô fudido".
Dali pra frente só piorou.
Eu era obrigado a dizer que já tinha alguma experiência na área que eu iria aplicar..(no meu caso "Asst. Waiter").

Quando o entrevistador me perguntou se eu já tinha trabalhado na área, única coisa que me veio à cabeça na hora, foi dizer que já tinha trabalhado como freelancer de garçom em baladas aqui em floripa (migué). 
Falei o nome de algumas boates daqui que eu conhecia bem..
Dei uma enrolada.. Até então, tudo certo..
Aí ele começou a fazer perguntas técnicas:

ele - "Nycolas, how do you make a mojitos?"
eu - "hmm.. mm.. erva doce..?"
ele - "do you mean mint? (hortelã)
eu - "oh, sure.. mint, mint!"
ele - "and what else..?"
eu - "Gin.."
ele - "Run. ¬¬"
eu - "..."

Ele perguntou mais alguns drinks.. e continuou o desastre.
Depois de ver que eu já tava meio confuso e nervoso, ele voltou a entrevistar o outro cara da dupla.
Encerrada a entrevista, o Marcelo da Inifity levantou, apertou a mão do cara, e disse que naquela semana mesmo, já iria encaminhar a ficha dele pra Royal Caribean.
E pra mim? um sorriso de canto e um "buh bye, nycolas :D"

Voltei pra casa tristão.. já conformado com o resultado negativo, né?

Acontece que.. na terça feira, 23:30h, quando eu já tava na cama pronto pra dormir, comecei a pensar comigo mesmo:
"Vou continuar nessa porra desse curso de merda (tava fazendo Edificações no IFSC), fingindo que trabalho naquele estágio de bosta, continuar aqui, preso nessa cidade pra sempre?? Não. Vou lá amanhã de manhã de novo fazer aquela entrevista!"

Peguei papel e caneta, acendi a luminária e comecei a escrever tudo que ia falar no dia seguinte pro cara da infinity.. (e pesquisei a receita do mojitos).

Na quarta-feira demanhã (último dia de entrevistas), lá tava eu denovo preenchendo a fichinha.
Quando eu entrei na sala, já fui falando tudo que tinha anotado na noite anterior.. nem deixei ele respirar.. depois daquele discurso todo em inglês, explicando que eu não era barman.. só tinha trabalhado no bar servindo e não "produzindo", depois de eu falar como se faz um mojito, o Marcelo olhou pra mim e disse:
"Olha Nycolas.. ontem a noite mesmo eu tava com a tua ficha na mão.. e pensei duas vezes em manda-la.. não ias conseguir não.
Mas eu vi que tu é um cara esforçado, dedicado (uhul).. vou dar essa força pra ti.. até segunda-feira, olha tua Caixa de Entrada no e-mail.

Quinta-Feira: nenhum e-mail. ok.
Sexta-Feira: nenhum e-mail. ok, o cara falou até segunda..
Sábado e Domingo: nada. ok, eles não devem trabalhar no final de semana..
Segunda-Feira: nada de e-mail.
Terça-Feira: Aquele filho da puta nem mandou a minha ficha! Só falou aquilo pra me dar um pingo de esperança! Sádico fdp.
Quarta-Feira: nada.
Quinta-Feira: Já tinha desistido da idéia do navio.. Entro no e-mail pra ver uma compra no mercado livre.. na caixa de entrada, "**RESULTADO ENTREVISTA**"

Demorou mais de 1 semana aquela agonia.. mas tinha dado certo.. passei, mas e agora? No e-mail só dizia "aguarde, em breve mandaremos mais informações"
Todo dia olhando a caixa de entrada.. naaaada de e-mail.

1 mes depois (já tinha desanimado da idéia denovo), mandaram e-mail falando do treinamento da 4crew.
Treinamento de dois dias de vida a bordo e específico na tua área (ex: Bar, House Keeping, etc)
R$ 170,00 -> aula
R$ 30,00 -> apostila
R$ -200,00 -> meu bolso

2 meses depois.. (14 de junho) Entrevista em Curitiba com a Denise (entrevistadora da Costa).
Eu fui pra entrevista almejando a posição de "Bar Boy" (seria um assistente de barman), mas acho que a tal da Denise gostou de mim.. e me "promoveu" pra Bar Waiter! 

Depois disso.. mais angústia esperando e-mails com notícias..

No dia 27 de setembro, começou o treinamento da Costa, em Santos. Seguido de mais uma semana lá, fazendo o STCW (Conheci muuuuuita gente massa nessas 2 semanas lá!)

Passado todo esse processo.. 2 semanas atrás, a moça da infinity me liga pra confirmar se eu posso embarcar dia 08/11 em Veneza, no Costa Fortuna. (Mazééééclaaaro!)
Foda é que cai bem no dia do aniversário do meu filho.. 
Mas sei que vai valer a pena!

That's Costa!

10 comentários:

  1. haaaaaa mannnnnnnnn! que orgulho de ti :((( HUDOSSHDUAODHA

    ResponderExcluir
  2. Este é o meu GAROTOOOOOOOOOO....
    TE AMOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  3. FILHO MINHAS LAGRIMAS JA INUNDARAM OUTRO OCEANO, MAS ESTOU MUITO ORGULHOSA.
    CARA ATRAVESSASSE O OCEANO PELOS ARES, DEPOIS VAIS DESBRAVAR PELOS MARES, QUE AVENTURA.
    AGORA SÓ TU E DEUS QUE COM CERTEZA TE PROPORCIONOU TUDO ISSO. TE AMO D+.

    ResponderExcluir
  4. oi filho! tudo bem?!vi tuas fotos, muito massa, fiquei mais tranquila, te cuida. TE AMOOOO.
    DEUS esta contigo!

    ResponderExcluir
  5. filho pelo amor de Deus, não me deixa sem contato!
    te amo!

    ResponderExcluir
  6. fiiiiiiiiiiiiilllllhhhhooooooooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabééns Nyc, tudo do melhor para você, aproveita bem esse momento e sucesso.
    Beeijos.

    ResponderExcluir
  8. eaaaai man
    porra saudade! vê se da um sinal de vida né feio.

    hoje dia 24, te desejando um feliz Natal, sei que tais longe da tua família, mas MUITA SAÚDE PRA TODOS vocês, pro teu filhote também, tudo de bom, felicidade.. paz!
    te cuida ai nesse naviu né, boas festas ai também de fim de ano, juizo HAIOHEIAHUI
    se divirta bastante e trabalha bastante dentro dos teus limites.

    grande abraço irmão

    ResponderExcluir